fbpx

A maioria dos traders amadores perdem no mercado. Isso é um fato. E a grande maioria na hora de explicar o porquê de suas perdas fazem o mesmo tipo de comentário. Eles dizem o seguinte: “o problema está todo no meu psicológico”. Quase todos os traders amadores culpam a mente pela falta de consistência e o acumulo de resultados negativos.

Será que eles estão certos nessa análise? Qual é a chave para o sucesso: o seu método ou o seu psicológico?

Na minha opinião a resposta é muito simples: os dois são fundamentais para o sucesso. Porém, o que poucos traders entendem ou são ensinados é que existe uma sequência, uma ordem que deve ser seguida para se tornar consistente. 

Caso os traders não sigam essa ordem, eles colocarão tudo a perder e de nada adiantará ter um bom método ou um ter um bom psicológico. Se você errar na sequência continuará perdendo e apanhando no mercado.

Qual é essa sequência? O trader precisa primeiro desenvolver boas estratégias ou um bom mindset? A resposta é que a prioridade é desenvolver o método primeiro. E por que? Porque o lado psicológico de um trader só será utilizado para valer depois que você souber como operar de forma profissional no mercado.

Se você não tem um bom método, ainda não desenvolveu suas técnicas e habilidades, ainda não criou bons setups com estratégias testadas e que comprovam que você tem vantagem competitiva no mercado sobre os seus concorrentes, ter um lado psicológico forte não produzirá resultados positivos. Simples assim.

Ou você acredita que sua conta na corretora ficará positiva todos os meses somente com o poder da sua mente, com muito pensamento positivo, boas energias, um mindset forte, muita confiança na hora de clicar na compra ou na venda?

Na hora de analisar o porquê dos seus resultados negativos, não seja superficial e culpe a sua mente como a maioria faz. Se aprofunde, se questione. Alguns exemplos de perguntas abaixo:

  1. Leio o mercado e entendo o que está acontecendo cada dia?
  2. Sei onde colocar o meu stop para me proteger, mas sem sair precocemente das operações?
  3. Tenho uma boa técnica para entrada das minhas operações?
  4. Sei onde colocar o meu target? Estudei a melhor forma de sair das minhas operações com bom lucro?
  5. Consigo analisar o contexto do mercado? Entendo os movimentos, as armadilhas dos grandes players e sei quem são os participantes?
  6. Tenho um bom gerenciamento de risco que me protege de perdas e maximiza meus ganhos?
  7. Sei como calcular o tamanho da minha posição de forma profissional?
  8. Meus setups têm vantagem competitiva? Se executá-los 500 vezes do mesmo jeito, ganharei mais do que perderei no final?
  9. Sei quando executar meus setups e também quando não executá-los?
  10. Estou evoluindo com o tempo, desenvolvendo novas habilidades e aperfeiçoando minhas técnicas?
  11. A cada dia que passa opero mais como um profissional do mercado e menos como um trader amador?

Se você tiver respostas positivas para essas 11 perguntas acima e mesmo assim seus resultados no mercado são negativos e inconsistentes, o problema pode estar no seu lado psicológico.

Clique aqui para se inscrever gratuitamente no meu curso gratuito onde ensino os 7 passos para se tornar trader profissional. O passo 5 é sobre o lado psicológico.

Agora, se você não souber responder com convicção e clareza essas 11 perguntas acima e tem várias dúvidas, meu conselho é parar de culpar o seu lado psicológico pelas suas perdas no mercado e ir estudar. Sua mente não tem culpa de nada. Coloque todo seu foco e concentração em aprender a operar como profissional.

Como você quer que sua mente, seu lado psicológico, te ajude a ser consistente se você ainda não sabe operar de verdade? Não conhece os fundamentos e não tem os alicerces de um trader profissional. E não tem estratégias para operar que sejam melhores do que as dos outros amadores que estão perdendo.

Se você não tem um bom método que permita criar estratégias com vantagem competitiva sobre os seus concorrentes, mas tem um lado psicológico forte você simplesmente se tornará um perdedor feliz. 

Acredito no poder da mente e inclusive dou muita ênfase nos aspectos psicológicos do trading para meus alunos do meu curso profissional. Sei disso pela minha própria experiência como trader profissional porque depois que você aprende a ler o mercado e operar de forma profissional, o mindset será fundamental para alcançar o sucesso.

Porém, essa sequência precisa ser seguida porque de nada adianta trabalhar a mente sem saber primeiro como operar.

Resumindo: a chave para o sucesso está em seguir uma sequência. Primeiro desenvolver um bom método operacional com boas estratégias e depois trabalhar o seu lado psicológico reprogramando o seu mindset.

Expliquei tudo isso em detalhes no meu curso gratuito onde ensino o passo a passo para se tornar um trader profissional. Caso você não tenha se registrado para ver essa série, clique aqui.

E se estiver interessado em aprender meu método operacional, conhecer em detalhes todos os componentes das minhas 6 estratégias com vantagem competitiva, minhas técnicas para operar como profissional e como trabalhar na reprogramação do mindset (e muito mais), se inscreva no meu Programa de Formação de Trader Profissional clicando aqui. 

Qualquer dúvida ou comentário envie um email para contato@profissaodaytrader.com

 

Conecte-se e compartilhe através das redes socias:

[aula com 2 bônus]
[aula com 2 bônus]
[workshop gratuito com 2 bônus]
[workshop gratuito com 2 bônus]
[Aula grátis com 2 bônus]
[Aula grátis com 2 bônus]