fbpx

Muitos que começam a operar como traders no mercado financeiro desistem depois de alguns meses ou em poucos anos. E qual o motivo da desistência? Na esmagadora maioria das vezes é porque não aguentam mais perder na Bolsa. Em casos mais extremos, desistem porque quebraram suas contas, perderam todo (ou quase todo) o capital que tinham para operar.

Uma pequena minoria persiste, se levanta e tenta novamente. A verdade é que poucos conseguem se tornarem traders vencedores com resultados positivos e consistentes no mercado.

E por que a grande maioria perde? Existem diversos motivos que poderiam explicar o porquê de apenas uma minoria conseguir sucesso. Mas para que esse artigo possa ajudar os que têm tido prejuízos, resultados inconsistentes ou mesmo os que estão planejando entrar no mercado, quero discutir o que entendo ser o principal motivo para que a maioria perca.

Bem, em primeiro lugar, é importante reforçar que a profissão de trader está longe de ser fácil e a indústria do mercado financeiro é uma das mais competitivas do mundo, movimentando bilhões e bilhões de dólares diaramente. As pessoas mais inteligentes e poderosas do planeta fazem parte dessa indústra. Não é facil vencer e falo sobre isso em outro artigo do meu Blog que você pode ler clicando aqui.

Mesmo com toda essa dificuldade existente, muitos decidem operar no mercado de forma completamente amadora, sem terem qualquer tipo de estratégia que lhes dê alguma vantagem competitiva. Acreditam que podem ter sucesso como traders agindo exatamente da mesma forma que os vários amadores tentaram e, infelizmente, fracassaram no passado.

Qual é a chance de vencer no mercado operando como um amador? Qual é a chance de ter sucesso nessa profissão no médio e longo prazo operando estratégias que não possuem qualquer tipo de vantagem competitiva? Qual é a chance de ser um vencedor repetindo os mesmos erros cometidos pelos vários traders amadores que falharam e acabaram saindo do mercado? Na minha opinião, muito baixa, quase nenhuma.

Operar no mercado sem possuir estratégias com vantagem competitiva é um dos principais motivos para que a maioria perca.

E o que significa ter estratégias com vantagem competiva? Colocando de uma forma bem simples, significa ter uma vantagem, seja ela técnica ou psicológica (ou a combinação dos dois), sobre os seus concorrentes no mercado. Preparei um curso gratuito onde explico, em detalhes, esse conceito de estratégias com vantagem competitiva, inclusive revelo uma das minhas seis estratégias e todos os passos necessários para se tornar profissional.

Para se inscrever no curso gratuitamente, clique aqui.

E talvez você esteja se perguntando: mas como posso saber se as minhas estratégias possuem vantagem competitiva? Uma ótima pergunta, mas que demandaria uma longa resposta. Para que esse artigo não fique ainda maior, existe uma forma simples e lógica de saber se suas estratégias possuem ou não vantagem competitiva.

Pense da seguinte forma. Se vencer no mercado fosse fácil, a grande maioria venceria, certo? Muitos dos traders que tentaram e falharam eram pessoas inteligentes que tiveram sucesso em suas carreiras fora do mercado. Mas mesmo assim não tiveram sucesso dentro do mercado. Sabemos que não é fácil vencer, se tornar um trader profissional e ser consistente nos resultados.

Seguindo esse raciocínio, caso suas estratégias (ou “setups”), sejam fáceis para serem executadas do ponto de vista técnico ou psicológico (ou a combinação dos dois), existe uma enorme probabilidade, muito grande mesmo, que elas não tenham qualquer tipo de vantagem competitiva.

Conseguiu me acompanhar até aqui? Ora, se as suas estratégias não têm algum grau de dificuldade, sejam eles técnicos ou psicológicos, a grande maioria poderia executá-las sem grandes problemas, não é verdade? Se é relativamente fácil operar da forma como você opera, a maioria conseguiria também.

Já sabemos que a grande maioria perde no mercado, poucos vencem. Sendo assim, como seria possível ter sucesso utilizando estratégias que são fáceis de serem executadas, sem grandes desafios técnicos e/ou psicológicos? Se não existem componentes com algum grau de dificuldade, não seria muito fácil? E se fosse fácil, a maioria não conseguiria?

Sendo assim, não faz sentido que o caminho para o sucesso no mercado possa ser alcançado utilizando estratégias (setups) que sejam de fácil execução, sem apresentar grandes desafios (técnicos e/ou psicológicos) para quem as opera.

Não quero dizer com isso que é necessário ter estratégias super complexas e trabalhar por anos para descobrir fórmulas mágicas. Não, não é isso que estou falando. Complexidade não é a mesma coisa que grau de dificuldade.

Bem, no meu caso, para conseguir criar estratégias com vantagem competitiva, decidi ir por um caminho mais difícil, o qual a grande maioria dos traders normalmente não trilha: me tornei um trader discricionário e opero o contexto do mercado.

E participando de um dos meus Workshops Gratuitos, você poderá aprender as técnicas e estratégias que utilizo, que multiplicaram minha conta e me permitiram viver do mercado através da minha consistência. Para se registrar gratuitamente, clique aqui.

O ser humano tem uma tendência natural para preferir o caminho mais fácil das coisas e procura, a todo custo, evitar o que demande muito esforço, seja ele físico ou, principalmente, intelectual.

O contexto do mercado é dinâmico e muda constantemente. Ser um trader discricionário é, na minha opinião, muito mais difícil do que ser trader mecânico, aquele que opera setups que são baseados em indicadores que, por sua vez, são derivados do preço (médias móveis, estocásticos etc) e que produzem sinais de compra ou de venda.

E por que, provavelmente, a maioria dos traders continuará perdendo? Acredito que exatamente pelo fato de a maioria continuar buscando uma forma mais fácil para operar, seja através de indicadores ou seguindo pessoas, ao invés de investir tempo para finalmente conhecer o mercado a fundo, saber interpretar o que está acontecendo, entrar na mente dos participantes, ler e entender os possíveis movimentos do mercado. Enfim, ir pelo caminho mais difícil, operar o contexto do mercado e, dessa forma, ter estratégias com vantagem competitiva.

Veja, o que é mais fácil? Ler e entender o contexto do mercado e dos seus participantes e, através dessa análise, decidir qual é a melhor estratégia para ser executada em cada momento, cenário e situação do mercado, além de decidir quando não executá-la, ou simplemente executar os sinais de compra e venda que são gerados por uma combinação de indicadores ou mesmo seguir um analista e operar os seus “calls” de compra e venda?

Se a execuação dos seus setups e/ou a forma como você opera no mercado é fácil e não demanda grande esforço e relativo grau de dificuldade, sejam esses desafios técnicos ou psicológicos, é provável que você está tentando ganhar dos profissionais do mercado sem qualquer vantagem competitiva.

Pense nisso. A grande maioria perde no médio e longo prazo. E se essa grande maioria conseguiria operar do jeito que você opera hoje, o que faz você acreditar que continuar operando da mesma forma que você opera no presente, poderia trazer um resultado no seu futuro, diferente do que grande maioria conseguiu no passado?

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Albert Einsten

Um dos meus objetivos com o meu curso de formação de trader profissional é ensinar tanto os iniciantes, como também os traders mais experientes e em desenvolvimento, a operarem de forma profissional, ensinando o fundamentos e princípios do mercado e do trader, além de técnicas e habilidades, que, por sinal, muitas delas não são fáceis de serem desenvolvidas, compartilhando minhas estratégias que possuem vantagem competitiva e trabalhando nos aspectos da mente, hábitos, rotinas, planejamento, atitudes, processos, comportamentos etc.

Para saber mais sobre esse programa de treinamento profissional, clique aqui. 

Espero que esse artigo tenha sido útil para que você reflita se está operando no mercado com estratégias que tenham vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Caso elas não tenham, acho que valeria a pena se perguntar: será que terei sucesso como trader agindo e operando da mesma forma que a grande maioria dos traders amadores agiu, operou e perdeu no passado?

Qualquer dúvida ou comentário envie um email para contato@profissaodaytrader.com

 

Conecte-se e compartilhe através das redes socias:

[aula com 2 bônus]
[aula com 2 bônus]
[workshop gratuito com 2 bônus]
[workshop gratuito com 2 bônus]
[Aula grátis com 2 bônus]
[Aula grátis com 2 bônus]